-
Zanin É Aprovado Para O Cargo De Ministro Do STF
-
O advogado Cristiano Zanin é o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele vai assumir a vaga de Ricardo Lewandowski
- Por Anderson Santos
- 21/06/2023 22h05 - Atualizado há 1 ano
O advogado Cristiano Zanin foi aprovado pelo plenário do Senado, por 58 votos a favor e 18 contra, nesta quarta-feira (21), para ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF). A votação ocorreu de forma secreta, sendo que não houve abstenções.
Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Zanin ganhou destaque ao atuar na defesa de Lula durante os processos da Operação Lava Jato e também na campanha presidencial de 2022.
A escolha dos ministros do STF passa exclusivamente pelo Senado, que realiza a análise da indicação. A votação ocorre de forma secreta, não sendo necessária a aprovação da Câmara dos Deputados.
Com 47 anos de idade, levando em consideração as atuais regras de aposentadoria no Supremo, ele poderá atuar por um período de 28 anos na Corte, até alcançar a idade limite de 75 anos.
Sabatina
A sabatina de Zanin na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) durou aproximadamente 8 horas, etapa necessária para que ele assuma a vaga deixada por Ricardo Lewandowski.
Durante a sabatina, Zanin afirmou aos parlamentares que não se comportará como um "subordinado" de Lula no STF. Além disso, ressaltou que posições democráticas estão acima de quaisquer outros interesses.
"Tive a honra de conversar com muitas lideranças, e bancadas e senadores e senadoras individualmente. Pude ouvir, aprender e ter a certeza de que posições democráticas estão acima de quaisquer outros interesses", afirmou.
Diversos temas foram abordados durante os questionamentos, tais como o impedimento de julgar casos relacionados à Lava Jato, o papel do STF na defesa da Constituição, a não atuação do STF como legislador, o casamento homoafetivo, o aborto e o combate à corrupção.
Zanin x Moro
Durante a sabatina, houve um momento de destaque em que o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) fez mais de 10 questionamentos ao advogado Cristiano Zanin.
Sergio Moro, ex-juiz federal, foi responsável pelos processos da Operação Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), que resultaram na prisão do então ex-presidente Lula, atual presidente da República. Zanin atuou na defesa de Lula nos processos da Lava Jato.
Moro questionou Zanin sobre diversos aspectos, incluindo se o advogado se declararia suspeito de julgar processos relacionados à Lava Jato caso fosse aprovado pelo Senado. Além disso, Moro indagou sobre a relação entre Zanin e Lula.
Cristiano Zanin respondeu que teve uma "convivência bastante frequente" com Lula devido à sua atuação como advogado do petista. Ele afirmou que não se declararia impedido de julgar processos apenas por terem a "etiqueta" da Lava Jato. Zanin argumentou que, para se declarar impedido, é necessário ter atuado como advogado no caso e analisar diversos quesitos, como as partes envolvidas.
Zanin deve assumir a vaga de Ricardo Lewandowski no STF — Imagem: reprodução